De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?
Esta é certamente uma das perguntas mais frequentes sobre este assunto, entre novos proprietários de fêmeas.
Veja ainda: Como saber se sua cachorra esta no Cio
Vamos falar um pouco sobre o cio, você sabe como funciona o ciclo da cadela? O cio das cadelas têm o ciclo estral dividido em quatro fases: proestro, estro, anestro e diestro. Mais abaixo falaremos sobre estas fases.
Com que idade a cadela entra no primeiro cio?
O primeiro ciclo varia de acordo com a raça e genética da cachorra, tendo uma variação individual, ou seja, uma cachorra de porte pequeno pode ter o seu primeiro cio aos 6 meses e uma cachorra de porte grande pode ter o seu primeiro cio entre 1 e 2 anos. As lobas têm o primeiro cio por volta de 24 meses. A falta de cio antes deste período não é preocupante.
É importante saber que desde o primeiro cio a cadela é fértil.
Qual a duração do cio da cadela?
Assim como o primeiro cio varia bastante, a duração do tempo também varia muito podendo ter uma duração mínima de 6 dias até 30 dias. Este tempo de duração pode variar entre um ciclo e outro. Antes se acreditava que a duração do cio era de 15 dias, a ovulação acontecia por volta do 12º dia e pronto, não é verdade, há vários tipos de cios e conforme o tipo pode haver variação do dia da ovulação:
Cio cortado ou cio da loba: é quando o ciclo se inicia e não culmina com a ovulação, voltando ao redor de 15 a 30 dias depois;
Cio silencioso: não demonstra sinais e nem sintomas externos somente um macho experiente ou exames laboratoriais e dosagem hormonal de progesterona é capaz de auxiliar a diagnosticar.
Então, qual o período do cio que a cachorra deve acasalar?
Para sabermos a fase do acasalamento devemos conhecer as fases do ciclo.
Proestro: durante o proestro a cachorra começa a apresentar secreção sero sanguinolenta pela vulva e atrai machos, porém não os aceita. A sua duração pode variar de 3 a 21 dias.
Estro: no estro ela aceita a presença do macho e o acasalamento. Nesta fase ocorre a ovulação, maturação oocitária e a fertilização. A média de duração é de 6 dias.
Diestro: depois do estro ela terá um período de diestro com altos níveis de progesterona que auxiliam na manutenção da gestação, se tiver acasalamento, e tem duração de 60 dias.
Anestro: fase final em que permanecerá por 120 dias (para as cachorras com ciclos a cada seis meses) Esta fase é de inatividade hormonal até a preparação para o próximo estro.
Conhecendo as fases acima entendemos que ela deve ser acasalada no estro e normalmente quando ocorre a ovulação a fêmea aceita o macho, porém não é sempre assim, existem fêmeas que aceitam o macho durante todo o cio e àquelas que nunca aceitam o macho ou um determinado macho em todo o cio, portanto, para se ter a certeza de qual fase ela esta deve se recorrer há alguns exames:
Citologia vaginal: usado para diagnosticar a fase do ciclo estral (proestro, estro, diestro ou anestro) e estando em estro deve ser coberta ou inseminada a cada 48 horas até que o quadro se modifique para o diestro.
Dosagem hormonal: durante o início do ciclo os níveis de estrógeno são altos e vão caindo conforme vai chegando a ovulação e aumentam-se os níveis de progesterona que ficarão altos durante o restante do cio e gestação, esta relação entre estrógeno e progesterona determina a mudança da fase de proestro para a fase de estro, período no qual o comportamento de aceitação à cobertura se estabelece, portanto a dosagem de progesterona é o exame mais importante para saber o momento exato de acasalamento e inseminação. O acasalamento ou inseminação deve ser repetido a cada 48 horas.
Existe também a vaginoscopia e ultra-sonografia também auxiliares na detecção das fases do ciclo estral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário